Ninguém pode amar a Deus
de forma isolada dos nossos outros relacionamentos na vida. Por essa razão,
Jesus une o mandamento de amar a Deus com o mandamento de amar o próximo como a
si mesmo.
Vivemos uma época em que
as pessoas centram o seu acto religioso num momento no tempo e no espaço, um
culto, procurando assim mostrar o seu amor a Deus, e depois esquecem-se de dar
aquele abraço, de ajudar a levantar o caído, de perdoar aquele que o magoou, de
ajudar o necessitado. Jesus bem demonstrou que é no amor com que nos amamos uns
aos outros que se torna visível que somos discípulos d’Ele. Outro dia,
lembrando o texto de João 13, distribui por cada pessoa na igreja uma toalhita
dodot, procurando ver qual a reação das pessoas. Todas elas, limparam as suas
mãos, mas esqueceram-se da pessoa ao seu lado. Continuamos a viver um
cristianismo tão egoísta.
Por isso Jesus assim
acrescentou ao Shemá, este versículo de Levítico 19.18, “mas amarás o teu
próximo como a ti mesmo. Eu sou o SENHOR”, tornando-o assim parte do mesmo. O
Mestre sabia que precisávamos de compreender que o amor a Deus torna-se visível
no amar ao próximo.
O texto de Levítico é
parte de um texto maior de renovação da aliança. Aqui é exposto os fundamentos
do viver, seja a nível espiritual, seja a nível social – deve-se respeitar os
pais, cuidar dos pobres, proteger os bens, preocupar-se e ajudar os
necessitados ou pobres, buscar a justiça para todos, não usando de vingança,
mas tratando a todos, israelitas ou estrangeiros de igual modo. Para os judeus,
este mandamento de amar o próximo tornou-se parte deste vínculo com o amar a
Deus. De tal forma assim aconteceu que no pensamento do próprio Filo, “amar
somente a Deus ou apenas os seres humanos é apresentar apenas meia virtude.”[1]
Beale acrescenta ainda que Seder Eliyahu Rabá, “interpreta Deuteronômio 6.5 com
discernimento ao afirmar que Israel deve ‘fazer com que [Yahweh] seja amado’
(pela humanidade) por causa da postura de amor do povo para com os outros na
vida”.[2]
Desta forma Jesus traz
ao de cima a importância do amor ao próximo, numa época em que muitas vezes os
judeus procuravam fazer distinção com os gentios, pois estavam debaixo do jugo
deles. O amor não pode ser duma maneira para uns e doutra maneira para outros,
não importa quem sejam. Se temos o compromisso de amar a Deus, esse compromisso
deve ser expresso em toda a nossa conduta e também nos nossos relacionamentos.
Aqueles que não demonstram amor pelos outros dificilmente podem alegar amar a
Deus. Lembremo-nos de que o próprio Jesus que lembrou este mandamento,
demonstrou-o na cruz, ao clamar pelo perdão daqueles que ali estavam. Aliás,
tal foi necessário, comprovando o amor de Jesus por toda a humanidade.
Assim o amar a Deus, não
é de uma via só. Amamos a Deus pois Ele nos amou primeiro. Assim também devemos
viver esse amor uns para com os outros. Jesus colocou o amor por Deus no
centro, no coração da lei; o amor pelo próximo deve e vai surgir naturalmente
disso como consequência. Mas se tentarmos colocar o amor ao próximo em primeiro
lugar ou, pior ainda, deixar de lado o amor a Deus, afundaremos as nossas vidas
e deixaremos de amar o nosso próximo como deveríamos. Por outro lado, se
dizemos que amamos a Deus e não amamos o nosso próximo, somos hipócritas (1João
4:20).[3]
Assim, como refere Scot
McKnight, “amar é a resposta humana ao próximo à luz do amor santo do Abba e no
amor santo que sentimos pelo Abba”.[4]
Por isso devemos amar o
próximo, como o próprio escriba, percebeu e compreendeu. Mas como poderemos
fazê-lo, sem ser apenas de língua ou conversa? Veremos no próximo e último
capítulo… até lá, não se esqueça de amar aqueles que Deus tem colocado à sua
volta, ajudando, intercedendo, e porque não também com um sorriso e um abraço!
Mário Conrado
[1] BEALE, G.K. e CARSON, D.A. Comentário do uso do
Antigo Testamento no Novo Testamento. São Paulo: Vida Nova, 2014, p. 273.
[2] Ibidem
[3] COLE, R. A. (1994). Mark. In D. A. Carson, R. T.
France, J. A. Motyer, & G. J. Wenham (Eds.), New Bible commentary: 21st
century edition (4th ed., p. 969). Leicester, England; Downers Grove, IL:
Inter-Varsity Press. Em Logos Bible Software.