O Evangelho de
Mateus termina com a designada Grande Comissão:
“Jesus,
aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na
terra. Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os
em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo, ensinando-os a guardar todas
as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à
consumação do século. (Mt 28:18-20
JFAA).
Este é o epílogo de um evangelho didático, em que o evangelista Mateus destaca 5 grandes discursos de Jesus. D. A. Carson, Douglas Moo, e Leon Morris, afirmam existir 3 grandes teorias acerca da estrutura do Evangelho de Mateus. (Introdução ao Novo Testamento, pg. 67-69):
Este é o epílogo de um evangelho didático, em que o evangelista Mateus destaca 5 grandes discursos de Jesus. D. A. Carson, Douglas Moo, e Leon Morris, afirmam existir 3 grandes teorias acerca da estrutura do Evangelho de Mateus. (Introdução ao Novo Testamento, pg. 67-69):
1. Estrutura geográfica relacionada com o Evangelho de
Marcos.
- Mateus 1:1—2:23 é o prólogo e está ligado
a preparação de Jesus para o ministério a fim de constituir uma introdução
paralela à de Marcos 1:1-13;
- Mateus 4:12—13:58 apresenta Jesus
ministrando na Galileia (Marcos 1:14—6: 13);
- Esse
ministério estende-se a outros pontos do Norte (Mateus 14:1—16:12; Marcos 6:14—8:26);
- Jesus começa a se dirigir para Jerusalém
(Mateus 16:13—20:34; Marcos 8:27—10:52), Confrontação em Jerusalém (Mateus 21:1—25:46;
Marcos 11:1—13:37);
- Paixão e Ressurreição (Mateus 26:1—28:20; Marcos
14:1—16.8).
2. Estrutura do
desenvolvimento cristológica, sugerida por Stonehouse, Lohmeyer e Krentz,
Kingsbury. Estes defendem a existência de 3 grandes secções cristológica no Evangelho
de Mateus:
-
A Pessoa de Jesus, o Messias (1:1—4:16);
-
A Proclamação de Jesus, o Messias (4:17—16:20);
-
O Sofrimento, Morte e Ressurreição de Jesus, o Messias (16:21—28:20).
3. Estrutura que
anda à volta de 5 grandes discursos didáticos:
-
1º capítulos 5-7;
-
2º capítulo 10;
-
3º capítulo 13;
-
4º capítulo 18;
-
5º capítulos 23-25.
A estrutura dos 5 grandes discursos
de Jesus é aquela que nos parece ser a mais coerente, isto porque, no Evangelho
de Mateus encontramos 5 sermões, que estão relacionados com o ensino de Jesus
sobre o Reino dos Céus.
No primeiro (Mt 5-7), conhecido como o “Sermão do Monte”, Jesus ensina sobre a ética do Reino dos Céus, baseado, não nas tradições que ouvimos, mas sim, na verdadeira Lei de Deus, que Cristo veio cumprir.
No segundo (Mt. 10), o "Discurso Missionário", Jesus envia os discípulos às ovelhas perdidas da casa de Israel, pregar a chegada do Reino dos Céus. Ele dá-lhes instruções acerca de como devem agir quando entrarem nas cidades.
No terceiro (Mt 13), o “Discurso Parabólico”, Jesus ensina a que se assemelha o Reino dos Céus, através das seguintes 7 parábolas:
- O Semeador;
- O Joio e o Trigo;
- O Grão de
Mostarda;
- O Fermento;
- O Tesouro
Escondido;
- A Pérola;
- A Rede.
No quarto (Mt 18), o “Discurso sobre a Igreja”, Jesus instrui
os discípulos acerca da conduta que devem ter na igreja, nomeadamente como agir
com um irmão que peca. Para além disso apela ao perdão e à humildade.
No quinto sermão (Mt 23-25), o “Discurso Escatológico”, Jesus fala sobre a vinda do Filho do Homem, apelando à necessidade de estarmos vigilantes e preparados para esse dia.
Os 5 discursos que estão no Evangelho de Mateus, dão-nos as instruções de Jesus Cristo que devemos ensinar os discípulos a andar. Por isso é que afirmamos que a Grande Comissão, de ir e fazer discípulos, só está completa com o ensino de Cristo:
-
Da ética do Reino;
-
Da maneira como agir perante os que nos recebem;
-
De que se assemelha o Reino dos Céus;
-
Da conduta que se deve ter dentro da igreja;
-
Da necessidade de estar vigilante e preparado para a vinda do Filho do Homem.
Alexandre Glória
Alexandre Glória