quarta-feira, 20 de junho de 2018

Um homem (não) chora! - Daniel Lopes

Eu sou do tempo em que os pais, os avós e até os tios diziam: “Um homem não chora!” Não sei quantas vezes ouvi esta frase enquanto era criança. Na realidade, esta era uma das frases mais ofensivas que eu podia ouvir. Eu era daquelas crianças que costumava chorar por dois motivos: por tudo e por nada! Chorava quando caía, chorava quando perdia, chorava quando me aleijava, chorava ao ver algumas cenas em filmes… Sempre, pelo menos parecia que era sempre, que chorava lá aparecia alguém que dizia: “Um homem não chora!

A verdade é que quando nasci, segundo dizem, pois eu não me lembro, levei uma palmada para começar a chorar. Foi um estímulo necessário. Dizem que é assim que nós humanos libertamos os pulmões e mostramos que estamos a respirar bem. Nos meses seguintes fui treinado para chorar. Sempre que tinha fome chorava, quando queria colo chorava, quando sujava uma fralda chorava… acho que vocês já se aperceberam. Chorava por tudo e por nada! À medida que fui crescendo fui chorando menos. Mas, ainda assim, aqui e acolá eu chorava e lá vinha aquela frase: “Um homem não chora!” 

Mas esta frase é mentirosa. Um homem até pode chorar menos do que uma mulher, mas chora (li num artigo que os homens choram cinco vezes menos que as mulheres).[1] Homens e mulheres são naturalmente chorões! Choro é coisa de humanos. 

Na página da Revista Super Interessante lemos que numa hora fabricamos em média 1 ou 2 microlitros de lágrimas lubrificantes ou basais, que servem para humedecer, nutrir e limpar a córnea. Além destas lágrimas produzimos lágrimas reflexas e as lágrimas emocionais. Nesse artigo, de acordo com o oftalmologista espanhol Juan Murube Del Castillo, da Universidad de Alcalá, as lágrimas emocionais podem ser identificadas, em linhas gerais, como “pedidos de ajuda” (dor física, medo, raiva, humilhação, solidão, tristeza) ou como “oferecimentos de ajuda” (solidariedade, entrega religiosa, amor passional, amor humanitário, lembranças sentimentais, alegria). A conclusão é que as lágrimas são uma forma de comunicação, uma experiência humana. [2]

O Senhor Jesus Cristo, enquanto viveu entre nós, além da Sua natureza divina, possuía também uma plena natureza humana (João 1.14). Ele foi um Homem (escrevo com H propositadamente) de emoções. Ele não chorou por tudo e por nada… mas chorou. A Bíblia Sagrada faz questão de mostrar e mencionar que Jesus chorou. 

Mas porque chorou Jesus? Creio que se desenvolvermos uma consciência bíblica sobre o choro do Senhor Jesus Cristo, ficamos mais capacitados para viver o nosso dia-a-dia, a nossa jornada na terra. Vale a pena compreendermos porque Jesus chorou e chorar como Jesus chorou.

Ao que parece, a frase o homem não chora está fora de moda e é politicamente incorreta dizê-la às criancinhas. Ainda bem! O homem chora e são bem-aventurados os que aprendem a chorar como o Mestre.

Daniel Lopes

[1] https://www.publico.pt/2000/05/01/jornal/os-homens-que-choram-143316
[2] https://super.abril.com.br/comportamento/por-que-choramos/