quarta-feira, 27 de junho de 2018

Por quem somos enviados? - Tiago Bugalho

“Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo.” (Jo.17:18)

Estou convencido que o problema principal do cristianismo de hoje, na área de missões, é a falta de conhecimento e zelo por quem somos enviados em missão ao mundo. Vários problemas têm sido identificados, tais como a falta de entendimento de qual a missão da Igreja, falta de cultura de discipulado nas nossas comunidades cristãs ou uma débil visão da liderança em relação à missão do Povo de Deus.

Esses são problemas reais e é inegável que somos atormentados por eles, porém considero que são apenas os sintomas exteriores de um mal maior, o problema maior é a falta de conhecimento e zelo pelo Senhor.

Não digo que, necessariamente, a maioria dos cristãos não sabe a resposta; a maioria iria responder corretamente que somos enviados por Deus ou por Jesus Cristo à pergunta “Por quem somos enviados?”, mas isso não alteraria nada nas suas vidas, e aí está o verdadeiro problema “patológico”. Quando os nossos corações não conhecem o Deus que está nas nossas bocas eles não estarão inflamados para viver e proclamar a glória de Deus ao mundo.

É por isso que volto à grande questão: Por Quem somos enviados?

Somos enviados por Deus o qual enviou uma Pessoa, Jesus Cristo e deixou-nos um Livro, a Bíblia onde Ele revela-se juntamente com o Seu plano de dimensões cósmicas.

A nossa mente não pode ser aprisionada apenas à nossa esfera de visão, que muitas vezes não vai além de nós mesmos. Temos de entender e maravilharmo-nos por quem somos enviados em missão e que essa missão faz parte de um plano com proporções que vai além de nós.

Necessitamos urgentemente de ler, meditar e encontrar mais a Cristo nas nossas Bíblias e de falar mais sobre Ele nos nossos sermões, ELE deve ser a nossa mais profunda motivação.

Desde o princípio, que o Homem foi “enviado” ao planeta terra para ser o portador da imagem de Deus, ou seja, ser o representante de Deus diante de toda a criação. No entanto, o pecado desvirtuou a imagem de Deus no Homem, essa imagem somente pode ser completamente restaurada em Jesus Cristo.

O essencial para a motivação na missão do povo de Deus não é escrever uma definição sobre quem é Jesus, nem somente entender quem ELE é, mas sim desejá-lo e “arder” em profunda admiração e amor por “Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata” de Deus e Aquele que sustenta todas as coisas pela palavra do Seu poder (Heb.1:3).

Ver Jesus Cristo é ver a glória de Deus, e é essa glória que deve mover-nos no envio, mais do que qualquer outra coisa. É essa glória que deve ser espalhada e restaurada em toda a criação, essa é a nossa missão.

Estou de acordo com Tom Wells quando afirma que “a maior motivação para a ação missionária é tornar Deus conhecido e levar todos os homens a adorá-lo”. Mas também abraço em absoluto o pensamento de John Piper, quando ele afirma que “missões não são o alvo final da Igreja. A adoração é...Porque Deus é o propósito final, não o homem.”

Como podemos cumprir a missão de tornar Deus conhecido se nós mesmos não conhecemos Aquele que nos enviou e como levar todos os homens à adoração, se os nossos corações não “correm” para adorá-lo.

O que vemos em João 17:18, é a ação dinamizadora de envio, que começa em Deus por meio de uma Pessoa, Jesus Cristo e que, incrivelmente, se estende por meio de nós como parte do plano de restauração da imagem de Deus no Homem e como meio de tornar a Sua glória conhecida por meio do Evangelho de Jesus Cristo.

O Evangelho revela-nos, em Jesus Cristo, a perfeita imagem da glória de Deus, abraçar a Jesus Cristo por meio da fé é o que nos torna discípulos ousados para fazer discípulos à Sua imagem para manifestar em toda a criação a glória de Deus. 

Façamos uma pausa para não sermos movidos por um impulso ativista, nem pelo desejo de "mostrar serviço", nem por qualquer outra coisa além de meditar que somos enviados por Alguém Maior para algo Muito Maior. Isso é ser verdadeiramente discípulo de Cristo e estaremos, desta forma, profundamente envolvidos na missão de Deus. 

Tiago Bugalho