terça-feira, 28 de agosto de 2018

O 3º e o 4º Discurso Didático de Jesus em Mateus - Alexandre Glória

Nos capítulos 13 e 18 do evangelho de Mateus, encontramos o 3º e o 4º discurso de Jesus, conhecidos como os discursos parabólico e sobre a igreja.

No discurso parabólico, Jesus apresenta, através de 7 histórias comuns do dia a dia, algumas realidades do reino dos céus. O seu objectivo é mostrar às multidões, e aos seus discípulos, que o Reino de Deus pode ser percetível e comparado com a realidade vivida por eles. Estas parábolas ilustram uma verdade do reino dos céus. Quando Jesus afirma que o reino dos céus é “semelhante a” não está a afirmar literalmente que o reino dos céus é como, mas, sim, que este tem semelhanças a algo que eles conheciam. Tasker afirma: “Jesus não quer dizer literalmente que o reino é semelhante a um agricultor que semeia o seu trigo ou a um negociante que procura pérolas. O que ele quer dizer é que na situação única surgida com o advento do reino dos céus e em suas acções existe algo que é análogo à situação que pode acorrer quando um agricultor faz a sua semeadura ou quando um negociante está em busca de pérolas de grande valor” (TASKER. Mateus, introdução e comentário. pg.109). 

Este discurso é dirigido, numa primeira fase às multidões, e, numa segunda, somente aos discípulos.

Entre os versículos 3 e 33 do capítulo 13 de Mateus, Jesus fala para todas as pessoas. “Tendo Jesus saído de casa, naquele dia, estava assentado junto ao mar, E ajuntou-se muita gente ao pé dele, de sorte que, entrando num barco, se assentou; e toda a multidão estava em pé na praia. E falou-lhe de muitas coisas por parábolas…” (Mateus 13:1-3b)

Destas, Mateus relata-nos 4:

 - A do semeador (13:3b-9);
- A do joio (13:25-30);
- A do grão de mostarda (13:31-32);
- A do fermento (13:33).

Após estas parábolas, Jesus despede-se das multidões (Mt 13:36) e passa a falar somente para os seus discípulos. Ele começa por explicar o significado da parábola do joio (Mt 13:36-43). De seguida conta mais 3 parábolas:

- O tesouro escondido. (Mat.13:44);
- A pérola (Mat. 13:45);
- A rede (Mat. 13-47-52).

Deste discurso podemos concluir que Jesus, através de histórias e exemplos conhecidos das pessoas daquela altura, ensina algumas semelhanças de como é o Reino de Deus.
No capítulo 18, Mateus relata o 4º discurso didático de Jesus. Este é dirigido aos seus discípulos que iriam formar a igreja cristã. “Neste capítulo o evangelista coligiu ensinamentos de Jesus mais directamente relacionados com a conduta dos seus discípulos como membros da nova sociedade trazida à existência por Ele – comunidade messiânica” (TASKER. Mateus, introdução e comentário. pg.137).

Jesus, ao ser interpelado acerca de quem é o maior no reino dos céus, coloca uma criança no meio deles e começa a discursar acerca da conduta dos seus discípulos. Estes devem:

1. Se converter e ser humildes como as crianças (18:1-5);
2. Receber qualquer pessoa, principalmente as crianças, não as desprezando (18:6-10);
3. Fazer tudo para recuperar as ovelhas perdidas (18:11-14);
4. Quando tiver um conflito com um irmão, primeiramente deve ir ter com ele para esclarecer o assunto. Se este não o receber, levar uma ou duas testemunhas. Se mesmo assim não o atender, então entregar o caso à igreja para que esta aplique a disciplina (18:15-20);
5. Exercitar o perdão (18:21-33).

Este 4º discurso, dá orientações de conduta que os membros da igreja devem seguir. A procura de humildade; a disposição de receber os mais pequeninos no seu ceio; a maneira como tratar os conflitos (procurando em primeiro esclarecimentos pessoais e só depois, e caso não se consiga solucionar o problema, envolver a igreja); e, finalmente, o exercício do perdão, são princípios que nos ajudam a construir uma igreja cristã saudável.

O 3º e 4º discurso de Jesus, que encontramos em Mateus, são importantes para percebemos como comunicar as verdades do Reino de Deus, assim como dão orientações de como nos relacionar dentro da comunidade messiânica que chamamos de igreja cristã.

Alexandre Glória