domingo, 5 de agosto de 2018

Lágrimas num cemitério - Daniel Lopes

"Jesus chorou". João 11.35

Normalmente, aqueles que estudam e leem a Bíblia sabem e lembram-se que João 11 relata a história onde o Senhor Jesus ressuscitou Lázaro. Aqueles que gostam de decorar versículos da Bíblia, certamente também saberão que é em João 11 que se encontra um dos versículos mais pequeno de toda a Bíblia: “Jesus chorou.” Este é um dos mais citados nos concursos para ver quem consegue dizer mais versículos da Bíblia. 

O que muitos talvez não saibam é que este versículo contém uma palavra exclusiva em todo o Novo Testamento. A palavra que temos traduzida por chorar, no grego original é δακρυω. O seu significado literal é derramar lágrimas. O termo, provavelmente, sugere um momento de silêncio ou quietude, um choro tranquilo que impacta os que estavam à Sua volta.

No capítulo 11 do Evangelho de João, nos versículos 33 a 35, lemos que: “Jesus, vendo-a chorar (referindo-se a Maria), e bem assim os judeus que a acompanhavam, agitou-se no espírito e comoveu-se. E perguntou: Onde o sepultastes? Eles lhe responderam: Senhor, vem e vê! Jesus chorou”. Jesus estava comovido pela dor humana. Ele chorou com Maria, irmã do falecido Lázaro. Provavelmente, esta é uma das cenas mais dolorosas do ministério de Jesus até ali. Jesus perante o salário do pecado chorou!

Jesus estava num cemitério. O Seu bom amigo Lázaro estava morto. A Bíblia faz questão de afirmar que Jesus derramou lágrimas!

Porque terá Jesus chorado?

Jon Bloom, no site desiringGod.org, desenvolve sobre os motivos que terão levado Jesus a chorar, conforme descrito nesta passagem. Ali ele enumera quatro razões interessantes:
1) Compaixão pelos que sofrem;
2) A calamidade que resulta do pecado;
3) Antevisão do custo da nossa redenção;
4) O início da perseguição que levaria à Sua morte.

A verdade é que aqueles que estavam ali presentes entenderam que o choro de Jesus era uma resposta natural do Seu amor por Lázaro - João 11.36: “Então os judeus disseram: Vede como o amava.” Nesta declaração temos a confirmação que Jesus realmente chorou e que Ele o fez de uma forma visível e marcante.

Tento visualizar, por trás do δακρυω, o meu Jesus a chorar. Compreendo que há algo de espiritual por trás das Suas lágrimas. Há amor, há compaixão. Há carinho por Lázaro, mas também por Marta e Maria. Jesus chorou em simpatia com aquele sofrimento familiar.

Aprendo, ao olhar para Cristo, que não é errado chorar em funerais. Talvez seja errado a forma como choramos e o motivo porque choramos. Mas chorar em tempos de luto é normal. É humano. É cristão. Chorar em compaixão com os que sofrem não é motivo de vergonha.

Nós também podemos chorar quando um familiar ou um amigo morre, porque Jesus chorou. Nós também podemos chorar no túmulo de todos aqueles que amamos, sem nos sentirmos culpados de incredulidade, ou acerca da esperança da ressurreição, porque Jesus chorou.

Na minha vida, já participei em vários cortejos fúnebres. Já perdi alguns familiares, amigos e conhecidos. Nem todos os funerais foram iguais. Alguns foram funerais tranquilos. Cantou-se e celebrou-se a esperança que temos em Jesus. Noutros, porém, houve despedidas onde o desespero e o histerismo era tanto que me chegou a incomodar (infelizmente até em alguns funerais de crentes). Será que faz sentido? 

Olhemos para o choro tranquilo de Jesus. Contemplemos a espiritualidade por trás dele. 

Daniel Lopes