domingo, 12 de agosto de 2018

A unidade autêntica: a harmonia na verdade - Carlos Martinez

Um axioma típico no trabalho missionário é que nas missões acabam-se as diferencias doutrinais, teológicas ou prácticas, por ser a unidade uma necessidade indispensável. Então, muitas vezes, são feitas parcerias entre igrejas ou organizações eclesiais sem ter em conta as profundas diferenças existentes entre elas; ou então, se apresenta tais diferenças como sem importância, no que na verdade, acabará por produzir divisões ou brigas desnecessárias no campo de trabalho.

No capítulo 17 do evangelho de João, nosso Salvador ora pela unidade dos seus discípulos, e no verso 17, Ele faz uma afirmação impactante: “Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade”. Quer dizer que, uma qualidade necessária dos discípulos de Jesus é a vida em santidade, que não é possível fora de um relacionamento com o Pai através do Filho, fundamentado na verdade da Palavra do Pai. Como isto é possível? Em termos prácticos, ninguém pode ser “santificado” ou separado para o uso do Senhor sem aprender os pensamentos de Deus e pensar em conformidade com ele. Sem aprender a viver em conformidade com a palavra que ele graciosamente deu.

R. Albert Mohler, presidente do Seminário Teológico Batista do Sul em Louisville, Kentucky, propôs um sistema de triagem doutrinal para os cristãos usarem para determinar questões de unidade doutrinária ou parâmetros de parceria. Dentro de seu sistema, Mohler diferencia entre doutrinas primárias, secundárias e terciárias. As doutrinas primárias incluem aquelas doutrinas que são centrais para a fé cristã como a divindade de Cristo, a Trindade, a justificação pela fé e a autoridade da Bíblia. A negação de qualquer uma dessas doutrinas seria, essencialmente, uma negação da fé cristã.

As doutrinas secundárias permitem discordar entre os crentes, embora tal discordância estabeleça limites significativos para identificação e cooperação. Mohler identifica o modo e o significado do batismo, bem como o serviço das mulheres como pastoras, como possíveis problemas doutrinários de segunda ordem. Finalmente, doutrinas terciárias ou de terceiro grau são aquelas doutrinas sobre as quais os crentes podem discordar e permanecer em íntima comunhão, mesmo dentro da mesma congregação. Mohler sugere que os debates sobre a escatologia se encaixam nessa categoria.

Em conclusão, é essencial que toda igreja ou organização estabeleça quais são as doutrinas e prácticas fundamentais que lhe darão identidade e que são inegociáveis na hora de buscar parceiros no trabalho missionário. Isto ajudará em muito no momento de estabelecer metas e objetivos de trabalho. Ajudará na comunicação efetiva entre os parceiros e evitará tensões na convivência.

A unidade e imprescindível para as missões, mas isto não é possível descuidando a verdade, a verdade absoluta e única da Palavra de Deus.

Carlos Martinez