Um axioma típico no
trabalho missionário é que nas missões acabam-se as diferencias doutrinais,
teológicas ou prácticas, por ser a unidade uma necessidade indispensável.
Então, muitas vezes, são feitas parcerias entre igrejas ou organizações
eclesiais sem ter em conta as profundas diferenças existentes entre elas; ou
então, se apresenta tais diferenças como sem importância, no que na verdade,
acabará por produzir divisões ou brigas desnecessárias no campo de trabalho.
No capítulo 17 do
evangelho de João, nosso Salvador ora pela unidade dos seus discípulos, e no
verso 17, Ele faz uma afirmação impactante: “Santifica-os na verdade; a tua
palavra é a verdade”. Quer dizer que, uma qualidade necessária dos
discípulos de Jesus é a vida em santidade, que não é possível fora de um
relacionamento com o Pai através do Filho, fundamentado na verdade da Palavra
do Pai. Como isto é possível? Em termos prácticos, ninguém pode ser “santificado”
ou separado para o uso do Senhor sem aprender os pensamentos de Deus e pensar
em conformidade com ele. Sem aprender a viver em conformidade com a palavra que
ele graciosamente deu.
R. Albert Mohler,
presidente do Seminário Teológico Batista do Sul em Louisville, Kentucky,
propôs um sistema de triagem doutrinal para os cristãos usarem para
determinar questões de unidade doutrinária ou parâmetros de parceria. Dentro
de seu sistema, Mohler diferencia entre doutrinas primárias, secundárias e
terciárias. As doutrinas primárias incluem aquelas doutrinas que são
centrais para a fé cristã como a divindade de Cristo, a Trindade, a
justificação pela fé e a autoridade da Bíblia. A negação de qualquer uma
dessas doutrinas seria, essencialmente, uma negação da fé cristã.
As doutrinas
secundárias permitem discordar entre os crentes, embora tal discordância
estabeleça limites significativos para identificação e cooperação. Mohler
identifica o modo e o significado do batismo, bem como o serviço das mulheres
como pastoras, como possíveis problemas doutrinários de segunda ordem. Finalmente,
doutrinas terciárias ou de terceiro grau são aquelas doutrinas sobre as quais
os crentes podem discordar e permanecer em íntima comunhão, mesmo dentro da
mesma congregação. Mohler sugere que os debates sobre a escatologia se
encaixam nessa categoria.
Em conclusão, é
essencial que toda igreja ou organização estabeleça quais são as doutrinas
e prácticas fundamentais que lhe darão identidade e que são inegociáveis na
hora de buscar parceiros no trabalho missionário. Isto ajudará em muito no
momento de estabelecer metas e objetivos de trabalho. Ajudará na comunicação
efetiva entre os parceiros e evitará tensões na convivência.
A unidade e
imprescindível para as missões, mas isto não é possível descuidando a
verdade, a verdade absoluta e única da Palavra de Deus.
Carlos Martinez