domingo, 5 de agosto de 2018

O Sermão Missionário - Segundo Discurso Didático de Jesus - Alexandre Glória

No capítulo 10 de Mateus, encontramos o 2º discurso didático de Jesus, chamado do sermão missionário. Alguns intitulam-no como a pequena comissão, em contraponto com a grande comissão de Mateus 28:18-20. Enquanto neste sermão Jesus envia 12 discípulos a pregar o Reino dos Céus, às ovelhas perdidas da casa de Israel, na grande comissão, envia todos os seus discípulos para irem anunciar o Evangelho à todas as nações.

No Seu 1º discurso didático (Mateus 5-7), Jesus centraliza a ética do Reino dos Céus no que Ele diz: “Ouviste que foi dito aos antigos, eu porém vos digo”.  Com esta declaração, estava a manifestar toda a Sua autoridade, e a centralizar a ética do Reino dos Céus, na Lei de Deus que Ele veio cumprir.

Neste seu 2º discurso, (Mateus 10:1-42), Jesus manifesta, mais uma vez, a sua autoridade divina ao chamar para junto de si 12 discípulos, dando-lhes poder sobre as hostes celestiais. (Mateus 10:1).

O alvo deste sermão foi enviar os 12 para pregar às ovelhas perdidas de Israel, a iminente chegada do Reino dos Céus. (Mateus 10:6-7) O objetivo não foi enviar a pregar o evangelho, porque a consumação da remissão dos pecados ainda não tinha ocorrido. Esta só veio acontecer na cruz. 

A razão por que Jesus está a enviar os seus discípulos a anunciar a proximidade da chegada do Reino dos Céus, às ovelhas perdidas de Israel e não a todos os povos, está relacionada com o facto dos Israelitas estarem à espera da vinda do Messias, e por isso perceberem melhor a mensagem profética. Antes de enviar os discípulos a anunciar ao mundo o evangelho, que ainda não estava consumado na crucificação, era necessário preparar terreno, e dar oportunidade começarem a experimentar o que significa ser missionário, e os perigos que iriam enfrentar.

Segundo Fritz Rienecker, Jesus dá as seguintes incumbências missionárias aos seus discípulos:
1. Ir somente às ovelhas perdidas da casa de Israel (Mateus 10:6);
2. Pregar a proximidade do Reino dos Céus (Mateus 10:7);
3. Curar enfermos (Mateus 10:8);
4. Fazê-lo de graça (Mateus 10:8b);
5. Não fazer preparativos de viagem (Mateus 10:9-10);
6. Escolher as residências como seus centros missionários (Mateus 10:11);
7. Não sendo recebidos, sacudir o pó dos seus pés (Mateus 10:12-15).

Após dar estas tarefas, Jesus adverte para as dificuldades que iriam encontrar:  
1. Encontrar pessoas que são lobos que lhes querem devorar. (Mateus 10:16);
2. Enfrentar tribunais (Mateus 10:17);
3. Enfrentar reis e governadores, para serem testemunha de Jesus (Mateus 10:18-20);
4. Enfrentar oposição familiar (Mateus 10:21-22).

Apesar disso, Jesus anima os discípulos, afirmando que:

1. Ele próprio enfrenta as mesmas dificuldades.
“O discípulo não está acima do seu mestre, nem o servo, acima do seu senhor. Basta ao discípulo ser como o seu mestre, e ao servo, como o seu senhor. Se chamaram Belzebu ao dono da casa, quanto mais aos seus domésticos?” (Mateus 10:24-25)

2. A mensagem cristã proclamada será conhecida pelo mundo todo.
“Portanto, não os temais; pois nada há encoberto que não venha a ser revelado; nem oculto que não venha a ser conhecido.” (Mateus 10:26)

3. Podem matar o corpo, mas não a alma.
“Não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei, antes, aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo.” (Mateus 10:28)

4.O Pai dos Céus cuida dos enviados
“Não se vendem dois pardais por uma pequena moeda? E nenhum deles cairá em terra sem o consentimento de vosso Pai. E, quanto a vós outros, até os cabelos todos da cabeça estão contados. Não temais, pois! Bem mais valeis vós do que muitos pardais” (Mateus 10:29)

5. Quem confessa a Jesus será recompensado pelo Pai.
“Portanto, todo aquele que me confessar diante dos homens, também eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus; mas aquele que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante de meu Pai, que está nos céus.” (Mateus 10: 32-33)

6. Quem traz a espada é Jesus e não nós.
“Não penseis que vim trazer paz à terra; não vim trazer paz, mas espada.” (Mateus 10:34)

7. Quem recebe a mensagem dos enviados de Deus, recebe o próprio Jesus.
“Quem vos recebe a mim me recebe; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou.” (Mateus 10: 40)

No 2º discurso didático de Jesus, relatado por Mateus, vemos uma primeira chamada, como uma preparação para a grande comissão de ir por todo o mundo anunciar o evangelho da salvação, que Jesus faz após a sua morte e ressurreição. Este sermão ensina o que devemos fazer, os perigos que encontramos e as promessas que temos quando abraçamos a obra missionária. 

Alexandre Glória