sexta-feira, 21 de setembro de 2018

5º Discurso Didático de Jesus – A vinda do Filho do Homem - Alexandre Glória

Nos capítulos 24 e 25 de Mateus, encontra-se o 5º discurso didático de Jesus. Ele alerta para a vinda do Filho do homem. “Nesta secção muito difícil, o evangelista reuniu dizeres de Jesus que prediziam a queda de Jerusalém e a vinda final do Filho do homem em juízo.” (TASKER. Mateus, introdução e comentário, p.177). 

Este 5º discurso é feito após Jesus:  ter ensinado a ética do Reino, (sermão do monte – Mateus 5-7), a forma como os seus missionários devem agir (sermão missionário – Mateus 10), a que se assemelha o reino de Deus (sermão parabólico – Mateus 13), e a maneira de nos relacionarmos dentro da igreja (sermão para a igreja - Mateus 18). 

O sermão escatológico de Mateus 24-25 contém uma linguagem simbólica de eventos que irão acorrer, o que dificulta a sua interpretação, assim como origina uma série de visões escatológicas. O mais importante neste sermão é o ensino de Jesus de que Ele, como o Filho do homem, voltará com poder e glória (Mateus 24:30), para juntar os escolhidos que estão espalhados pelos quatro cantos da terra. Este evento acontecerá quando menos esperarmos, o que significa que temos que estar preparados para ele.

D. A. Carson, Douglas Moo, e Leon Morris, afirmam: “O discurso do Monte das Oliveiras que segue (o sermão escatológico, 24:1—25:46), de notória dificuldade de interpretação, começa com o local que dava vista para o templo (24:1-3), descreve as dores de parto do período entre as duas vindas (24:4-28) e a vinda do Filho do Homem (24:29-31), antes de refletir sobre o significado das dores de parto (24:32-35) e de mostrar com instância a necessidade de estar preparado, visto que o dia e a hora da vinda do Filho são desconhecidos (24:36-41). Uma série de parábolas apresenta variações sobre o tema da vigilância (24:42-25:46).” (Introdução ao Novo Testamento, p. 71).

Neste sermão, Jesus menciona um período de tribulação que antecede a vinda do Filho do homem. Este será caraterizado por grandes dores e incertezas, onde irão surgir falsos cristos e profetas que tentarão enganar os escolhidos. Após um tempo de grandes lutas, virá o Filho do homem de uma forma repentina. Cristo não entra em grandes detalhes acerca da forma como esse evento ocorrerá, nem dá nenhuma data especifica. De seguida, através de uma série de parábolas, apela a nossa vigilância espiritual, de maneira a não sermos apanhados desprevenidos pelos acontecimentos que Ele descreveu anteriormente.

Mais importante de que entrarmos em discussões acerca da forma como estes acontecimentos ocorrerão, é perceber que Jesus irá voltar um dia para juntar o seu povo, e julgar em definitivo os homens. Esse dia virá de uma forma repentina, por isso é necessário estarmos atentos e vigilantes, procurando viver todos os dias, como se fosse o dia da vinda do Filho do homem.

Ao longo destes cinco artigos, falamos dos cinco sermões didáticos de Jesus. Eles contêm o ensino cristão que temos que transmitir uns aos outros.  Em Mateus 28:18-20, somos enviados a fazer discípulos, ensinando-os a guardar todas as coisas que Jesus ordenou, para tal é necessário que saibamos exatamente: a ética correta do reino de Deus (sermão do monte), o que fazer ao ir, (sermão do missionário), a que se assemelha o reino dos céus (sermão parabólico), como nos relacionar dentro da comunidade cristã (sermão da igreja),  e finalmente, que estejamos preparados para receber o dia da vinda do Filho do homem (sermão escatológico).

O conhecimento dos cinco sermões didáticos de Jesus, que encontramos no Evangelho de Mateus, é importante para se fazer discípulos que conheçam o ensino de Cristo, e que com isso estejam preparados para enfrentar um mundo pecaminoso que está longe de Deus.
Terminamos afirmando que a grande comissão passa pela nossa disponibilidade de ir formar discípulos, ensinando-os a guardar o que Cristo nos disse. Sem o ensino de Jesus, não está completa a comissão que nos foi confiada por Ele.

Alexandre Glória