segunda-feira, 3 de setembro de 2018

O Missionário Etíope - Rui Ribeiro

Hoje vamos olhar para Atos 8, nos versículos 26-40 que relatam como Filipe evangelizou o eunuco Etíope.

O versículo 26 é maravilhoso: o Anjo do Senhor falou a Filipe e disse-lhe para onde Deus queria que ele fosse, reparemos que não lhe diz para o que vai, apenas, “levanta-te e vai para o caminho que leva a Gaza do deserto”. O versículo 27 é directo: Filipe obedeceu. Filipe já sabia que quando Deus fala, é para obedecer, e pelo caminho ele iria perceber, ou Deus lhe falaria algo mais quando lá chegasse. Temos muito a aprender com estes dois versículos, para a nossa vida ministerial.

Quando Filipe viu o Etíope, o Espírito falou-lhe (v29) e disse para que se juntasse ao carro. Deus nem ajudou a abrandar o carro para que Filipe entrasse, Filipe teve que correr para que de perto pudesse ouvir o eunuco a ler a passagem de Isaías 53:1-12. A partir daí, Filipe já sabia o que fazer: partilhar o Evangelho com este homem, fazendo a ponte entre Isaías e Jesus Cristo (v35). O Etíope maravilhado pergunta o que lhe impede de ser baptizado nas águas mais próximas, Filipe responde-lhe (v37): “É-te lícito, se crês de todo o coração”. O Etíope confirma crer que Jesus Cristo é o Filho de Deus, e Filipe baptiza-o.

Se isto fosse hoje talvez o “Pr. Filipe” o levasse para a Igreja de Jerusalém e o integrasse numa classe de preparação para o baptismo e com sorte, talvez 3 ou 4 meses depois, o eunuco pudesse ser baptizado. Com isto, não digo que as nossas tradições não tenham a sua razão de ser, porque têm, mas temos que ter em atenção o texto bíblico, ou arriscamo-nos a colocar a tradição à frente da Palavra, como outras denominações que tanto criticamos.

Depois do Baptismo, Filipe é arrebatado pelo Espírito (v39) para outro lugar, que adiciona ao episódio com contornos meio-bizarros, meio-cómicos, que Lucas está a narrar. Imaginemos aquele Eunuco a abrir os olhos depois de ser baptizado e não ver Filipe em lado nenhum.

O texto bíblico diz-nos que o eunuco seguiu a sua viagem, cheio de alegria pelo que acabara de acontecer, e Filipe foi encontrado a pregar o Evangelho nas cidades de Azoto até Cesareia.

A tradição diz-nos que aquele eunuco Etíope foi um grande evangelista na Etiópia, não conseguindo conter a alegria de conhecer Jesus Cristo como Senhor e Salvador apenas para si mesmo.

Neste exemplo vemos como Deus pode ser muito específico numa pequena missão que Ele tem para alguém, usando-o apenas para o propósito muito específico que Ele tem, mas como isso pode impactar toda uma região ou até mesmo todo um país.

Rui Ribeiro