sexta-feira, 21 de setembro de 2018

Pedro testemunha o Espírito Santo descer sobre os gentios - Rui Ribeiro

Actos 10 é importantíssimo no relato do livro de Actos, e para a história da Igreja Cristã. Os versículos 1-8 contam-nos aquilo que aconteceu com Cornélio em Cesareia e como Deus queria que este agisse, enviando homens para chamar Pedro em Jope.

O texto diz-nos que Pedro estava hospedado em casa de Simão o curtidor. Este pequeno detalhe já mostra aquilo que Deus estava a fazer no coração de Pedro. Por causa do contacto com animais mortos esta era considerada uma profissão impura para os judeus, e o facto de Pedro estar hospedado em casa de um curtidor já mostra mudança no seu modo de viver religioso. Quase conseguimos imaginar como isto aconteceu, Pedro ter que ir a Jope por alguma razão, e um homem vem ter com ele e pede que fique em sua casa, como Jesus ensinara, Pedro aceita ficar em casa deste homem, e só quando lá chega percebe que aceitou ficar em casa de um curtidor.

Passado este primeiro “teste”, o texto diz-nos dos versículos 9 a 16 que Deus dá uma visão a Pedro mostrando que àquilo que Deus purificou, Pedro não deve chamar impuro. O texto no versículo 16 mostra que Deus fez isto três vezes a Pedro, mas o versículo 17 diz-nos claramente que Pedro ainda não tinha percebido o que significava, então chegam os homens da parte de Cornélio. O Espírito instrui Pedro e este convida-os a entrar e no dia seguinte segue com eles para Cesareia. O versículo 28 mostra-nos que Pedro finalmente estava a perceber o que Deus lhe estava a ensinar: “bem sabeis que é proibido a um judeu ajuntar-se ou aproximar-se a alguém de outra raça, mas Deus me demonstrou que a nenhum homem considerasse comum ou imundo”. Cornélio explica-lhe o que aconteceu, Pedro prega-lhes o Evangelho e no versículo 44 o Espírito Santo desce sobre os da casa de Cornélio, para grande espanto de Pedro e dos judeus que vinham com ele.

O Capítulo 11 começa com a chegada de Pedro a Jerusalém e a ser questionado sobre os rumores que havia ficado em casa de homens incircuncisos, e comera com eles. Pedro tem que se defender e relatar aquilo que Deus fizera e que ele foi testemunha. No versículo 18 temos algo maravilhoso: “ouvindo eles estas coisas, apaziguaram-se e glorificaram a Deus, dizendo: Logo, também aos gentios foi por Deus concedido o arrependimento para vida.”

Este episódio mostra-nos outro exemplo de uma “missão de curto-prazo”, em que alguém em nome de uma igreja ou outra instituição eclesiástica é enviado a visitar uma outra igreja/ministério/obreiros, e dar contas daquilo que Deus está a fazer. Também poderíamos agrupar aqui as “vision trips”, em que uma igreja envia “espias” a terra onde quer começar um trabalho missionário.

As pessoas que são enviadas nestas viagens têm uma grande responsabilidade sobre os seus ombros e têm que perceber o que Deus lhes está a falar e a mostrar (e Ele raramente dá visões 3 vezes como fez com Pedro), e depois ainda ter a coragem de relatar aquilo que viu e ouviu aos irmãos que o enviaram. 

Rui Ribeiro