sexta-feira, 21 de setembro de 2018

A Liderança Cristã Sob a Óptica de Cristo – Líderes ou “Leigos”? - Armando Alves

As perguntas que se colocam agora são:

Qual será o conceito de Cristo para a liderança humana no contexto do Seu Reino? Será que ele coincide com o nosso próprio conceito?

Quais os critérios prioritários, estabelecidos por Deus, na escolha da liderança humana para O Seu Povo?

Analisemos então estas questões de perto!

A - Uma Responsabilidade Entregue a Todos

No contexto do Reino de Deus, e após uma análise mais cuidada dos textos bíblicos, é incontornável o facto de que todos nós, povo de Deus, discípulos de Jesus nascidos de novo por acção do Espírito Santo, somos chamados a exercer liderança espiritual! Todo o ser humano, nascido de novo em Cristo, está automaticamente convocado a ser uma referência para o “mundo”, para todo o pecador não-regenerado, e é chamado a “fazer discípulos” de Cristo! Esta convocatória é geral (para todo o filho de Deus em Cristo) e NÃO é opcional – não tenho a opção de rejeitar tal responsabilidade! Isto implica que todo acto de discipular, é um acto de liderança!

À luz desta realidade, concluímos que todos nós, cristãos regenerados, somos chamados à liderança espiritual no meio das trevas!

B - Níveis de Liderança

O tipo de liderança supracitado é, na verdade, entregue a todo o povo de Deus, a toda a “pedra viva” que participa na edificação desta “casa espiritual” que é a Igreja, a Noiva de Cristo, o número daqueles que, pelo novo nascimento em Cristo, são declarados santos, separados, embaixadores do Reino e instrumentos de ação do próprio Reino, pela Presença do Espírito Santo que habita em nós!

Uma vez compreendido, e salvaguardado o papel de todo o discípulo como líder, e a sua responsabilidade em “fazer discípulos”, importa agora relembrarmos o que a Bíblia diz, através de Paulo, na sua carta aos Efésios, capítulo 4! Segundo este texto, o ministério é entregue a todo o povo de Deus, todos os que são chamados a serem líderes espirituais, mas outros tipos de líderes são referidos, os quais são caracterizados em função dos seus dons espirituais, bem como pela responsabilidade que recebem, no alcance e formação dos primeiros.

À medida que vamos analisando os textos bíblicos que nos falam de liderança, mais nos vamos apercebendo das implicações que podemos extrair dos mesmos! Algumas dessas implicações iremos estudar em seguida, mas para já ficarmos com estas duas verdades sobre liderança cristã:

1. Todos somos chamados a sermos líderes.

2. Existem várias áreas e níveis em liderança cristã, os quais não se apresentam de forma hierárquica, antes dependem dos dons e ministérios exercidos, bem como da abrangência (número de pessoas lideradas), e do propósito de Deus para cada líder!

Acerca da liderança no contexto do Reino, devemos ainda compreender o seguinte:

1. É Deus quem concede dons, e nos entrega o tipo de liderança em que Ele deseja usar-nos, segundo o seu Eterno Propósito!

2. Um líder que realize um ministério produtivo num certo contexto não é, obrigatoriamente, um líder eficaz em todos os contextos. Liderança cristã é algo que se exerce no centro da Vontade de Deus!

3. No Reino de Deus, a liderança tem como finalidade, a Glória de Deus e a edificação do Seu povo!

Obviamente, no reconhecimento de liderança está implicado o conceito de autoridade.

Assim, e no contexto do Reino, podemos afirmar que uma definição de autoridade, poderá ser a seguinte:

Autoridade é o reconhecimento, por parte de Deus e de outros, da validade dos padrões pelos quais nos regemos, bem como da coerência existente entre as nossas palavras, as nossas atitudes e o nosso estilo de vida, à luz desses mesmos padrões.

Consequentemente, no contexto do Reino de Deus, liderança poderá ter a seguinte definição:

Liderança é o direito que nos é concedido por Deus e reconhecido por outros, para, sob a liderança e ação do Espírito Santo, edificarmos e motivarmos – pelo exemplo, por palavras e por atos – a Pessoa e o Carácter de Cristo, naqueles que O reconhecem como Senhor e desejam obedecer-Lhe.

Notem o que esta definição nos diz: Liderança é... sob a liderança e ação do Espírito Santo...Ou seja, ser um líder espiritual – no Reino de Deus – é ser alguém que é liderado pelo Espírito Santo, facto que os outros reconhecem ser uma realidade...

Com tais definições – biblicamente fundamentadas – a Bíblia está a indicar-nos 3 características muito importantes que definem um líder em termos gerais:

1 - Tem um ideal concreto e definido.
2 - É coerente com esse ideal.
3 - Motiva os outros a seguirem o ideal proposto.

A relação coerência/exemplo é fundamental em liderança! A Palavra de Deus pronunciada por um homem com o "rótulo" de cristão não é a base da sua autoridade espiritual, mas sim a Palavra de Deus vivida por esse homem! Se basearmos a nossa autoridade nos nossos "títulos", estaremos a agir como os escribas e fariseus, que baseavam a sua autoridade no título que ostentavam, sob o qual praticavam toda a sorte de pecados, sem os encararem como tal – por essa razão Jesus disse que eles eram cegos (Mat. 15:14).

"Um profeta não tem honra na sua própria pátria" (João 4:44), pode significar também que dificilmente alguém será profeta contra si mesmo... e no entanto, é aí que reside toda a autoridade de um líder espiritual... a humildade realista de denunciar os seus próprios pecados e abdicar da sua posição até alcançar vitória sobre eles.

Não há nada mais incoerente do que um líder cristão errado... Convencido de que está certo!

Armando Alves